terça-feira, 2 de abril de 2013

calafrio (no) pacífico

Vamos só relembrar que Napoleão começou as Guerras Napoleônicas na Europa e Hitler foi um dos motivos (se não o principal) para o começo da Segunda Guerra Mundial. Kim Jong-Un está sendo comparado a Napoleão e Hitler... Os dois tentaram intervir no equilíbrio natural do poder e falharam bem feio, com o efeito colateral de milhares de mortes. Mas os níveis das guerras mencionadas eram muito mais baixos... Mesmo na Segunda Guerra Mundial; o perigo era o ar, os aviões e as bombas jogadas do céu pra matar cidadãos inocentes. Mas qual seria o efeito colateral de uma guerra nuclear entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos? Bilhões de vidas? Talvez os únicos sobreviventes seriam os africanos, não? Porque eu não vejo como as Américas, a Europa ou a Ásia possam sair vivas de uma guerra assim. Nem mesmo a Oceania, por conta da proximidade. A cada matéria que eu leio, a cada análise e perspectiva do futuro a qual eu tenho acesso, minha ansia de vômito cresce.
A Coreia do Norte recentemente ameaçou os Estados Unidos e agora declarou que os misseis estão apontados para o maior poder econômico, cultural e político do mundo, para um ataque a qualquer hora. Talvez daqui a 2 minutos eu abra a página de notícias e veja que essa "hora" chegou. Não, na verdade não acredito que seja uma coisa tão imediata assim.
Comecei a ter uma discussão sobre toda a situação com uns amigos no Brasil através do Facebook... Como saber se a Coreia do Norte não está blefando? Mas por que diabos Kim Jong-Un seria tão estúpido em ameaçar os Estados Unidos se ele realmente não tivesse armas nucleares suficientes pra causar certo dano? Ando lendo várias matérias e algumas dizem que a melhor chance da Coreia do Norte é atacar (e destruir, sejamos francos) Tokyo e Seoul, o que mobilizaria todo o mercado internacional, considerando que a Coreia do Sul e o Japão possuem bases de muita empresas tecnológicas, voltadas à producão de automóveis e de eletrônicos. Isso faria com que milhões de pessoas perdessem seus empregos e colocaria o mundo num estado próximo ao pré Segunda Guerra Mundial.
Na minha opinião, é uma questão de tempo até que algo exploda. Não consigo ver como essa tensão entre os EUA e a Coreia do Norte possa ser apaziguada de forma alguma. As sanções impostas sobre a Coreia do Norte despertaram profundo ódio e necessidade de mostrar o poder e a voz do país. Por isso eu vejo as sanções como uma provocação que foi muito a fundo. Eu entendo a necessidade dos EUA de imporem sanções para impedir que uma potência nuclear cresça e se iguale a eles, mas também entendo o quão longe eles foram ao incessantemente insistir nas sanções, enquanto a Coreia do Norte não tomou nenhuma providência para parar seu arsenal de armas nuclear de crescer. Meu amigo no Brasil falou que é óbvio que não dá pra continuar "amiga" de uma nação que tem potencial a ser seu inimigo mas, os EUA, em vez de tentar algo mais diplomatico, acordos ou tratados, voltou até mesmo os aliados da Coreia do Norte (China, por exemplo) contra o país na última resolução do Security Council. Tudo bem, os Estados Unidos não estão sozinhos na UN contra a Republíca Democrática Popular da Coreia, mas são claramente o maior defensor dos planos de ações pra parar o país comunista. Desde 2011, os Estados Unidos tem em sua agenda mudar o regime desse pequeno país no Pacífico.
E não é engraçado que o Irã tenha sido o foco por tantos anos e toda a história da Coreia do Norte tenha sido tão ignorada e apagada nas notícias? O tópico principal de discussões diplomáticas foi, por anos, o início do desenvolvimento de armas nucleares no Irã, o início do desenvolvimento de tal tecnologia e nunca o fato da Coreia do Norte já possuir tais armas. Por que os EUA demoraram tanto tempo pra se dar conta de que o inimigo mais óbvio e mais poderoso no momento era Kim Jong-Un? Talvez pelo fato de que os EUA tenha tanto medo do Islã e dos países árabes, enquanto a maioria deles não está em posição, no momento, para se preocupar com problemas externos. Enquanto a Coreia do Norte, um país que manipula o conhecimento e a informação que chega na população, que impede seu habitantes de saírem do país (fora o meu amigo que mora dois andares abaixo... e essa garota), aparentemente cresceu até um ponto que eles podem ameaçar os EUA. Será que Kim Jon-Un é demente como estão falando; não tem noção do que está fazendo? Será que ele só quer chamar atenção pra ele mesmo e logo logo vai simplesmente desarmar e assinar um tratado de paz com a Coreia do Sul e os Estados Unidos da América?
Nisso tudo eu me pergunto o que aconteceria com o Brasil. Não duvido que o Brasil se uniria aos Estados Unidos, mas me pergunto o que Dilma faria, o que nossos diplomatas fariam... Será que o Brasil ficaria neutro ou faria juz ao seu crescente poder econômico buscando apoiar o atual poder mundial, ou apoiar o futuro poder mundial (China?).
Algo grande vai começar. Não sei o que vai ser, mas algo me diz que tem algo a ver com mortes e guerra... Ou talvez seja uma visão muito precipita e pessimista da minha parte... Veremos.


Alguns links sobre o assunto (em português):
Carta Capital: Coreia do Norte Prepara Mísseis para Eventual Ataque aos EUA
Carta Capital: Coreia do Norte anuncia estado de guerra com Seul
Carta Capital: Política dos EUA também provoca retórica bélica norte-coreana, diz analista


Em inglês e espanhol, solamente:
The National Interest: Who Says North Korea Is Bluffing?
Washington Post: Is North Korea Being More Restrained than We Think?

Haaretz: North Korea to restart nuclear reactor in weapons bid
Yonhap: Park calls for strong deterrence against N. Korea
El Pais: "Nosotros tenemos amigos, pero los norcoreanos están solos"
Shenandoah: If North Korea Starts a War, the United States Will Lose

Nenhum comentário: