quinta-feira, 4 de julho de 2013

brain damage e eclipse

Um dia eu estava ali, sentada em uma rede com dois homens que posso chamar de irmãos. Ficamos horas numa conversa de confidências e revelações muito únicas que não podemos ter fora daquele campo nosso, daquela energia nossa, debaixo da escuridão que a ilha trazia com aquele cheirinho de maresia e os barulhos da noite, dos quais eu tanto sinto falta na cidade. Aquela nossa energia foi cortada quando a voz do Caetano Veloso - aquele Caetano que encheria minhas madrugadas de sonhos e arrepios enquanto lia 'Verdade Tropical' - saiu pela 90ª vez da caixa de som, e os meus dois pularam da rede e correram pra trocar a música antes que aquela voz enlouquecesse a todos nós.

Era

Caetano Veloso (artista)
Odeio (nome da música)
(Álbum)


Num outro dia, eu estava aqui, passando noites fora com amigos. Sentei na beira da piscina enquanto minhas amigas dançavam umas músicas que me faziam pensar "Eu não vim da Bósnia pra isso" e Clara disse exatamente aquela frase, como se lesse a minha mente, imitando minha voz. Dei risada e pensei que as férias deles significava algo pra mim. Comecei com aquele "tendo saudades daquilo que nunca mais terei": aquela sensação de adentrar o pátio do Santa Cruz e avistar vários amigos sentados nos bancos, nas mesas de pique-nique, na grama, debaixo do sol, na fila da cantina... E João (UWC Adriatic 2010-2012) havia me falado com um sorriso: "Quando eu vim entre o primeiro e o segundo ano, eu ainda saía só com o pessoal do Santa". E eu peguei naquela estrangulação da 'realização': será que eu estou vivendo os "últimos" outra vez? Como vivi no ano passado, nessa mesma época do ano... É, da próxima vez que eu vier vê-los, eles estarão na faculdade, saindo com pessoas de fora da bolha Santa Cruz - e eu até diria finalmente -, seguindo com as vidas...

Num outro dia, eu estava tomando um ônibus pra um lugar muito conhecido. Fui recebida por um rosto mais conhecido ainda e em seguida recebida por uma amada cachorra correndo na minha direção. Foram dias deliciosos deitada no sofá, lendo, tomando um café preparado pela Gi, fazendo carinho na Atena (minha fox-paulistinha/boxer), irritada com o meu computador (que resolveu achar que todas as cores são mais bonitas quando elas são rosas), conversando sobre coisas doidas de Sofia, Tomás e Gi... Também pude comer fondue com meus avós, conversar sobre Mostar (e batia uma saudadezinha... mas com aquela sensação de que nada que eu contava era mesmo real... como um sonho), ganhar um cachecol lindo vindo de Buenos Aires (mas Made in China, como minha avó constatou).

Num outro dia, estava pegando o metrô na Liberdade com um amigo querido. Subimos o escadão na Vila Madalena admirando os grafites e fazendo nossos planos de projetos artísticos: de grafite e de vídeo. Nós dois: uma mistura explosivamente divertida. Deitamos no chão do quarto dele, colocamos o LP do Dark Side of the Moon pra tocar na vitrola, nos cobrimos com um cobertor (eu com o pé na cara dele, ele com o pé na minha) e dormirmos na hora da transição de Brain Damage para Eclipse.

Num outro dia, estou embarcando para Brasília... pra conhecer a terra da minha irmã e a capital do país em que eu nasci (cansei de falar que o país é 'meu', porque é 'meu' coisa nenhuma). E também - e principalmente - pra conhecer meu filhote, meu primeiro ano, o herdeiro da minha posição como única latinoamericana no UWC Mostar. Sinto - e acho que é mútuo - que nos daremos extremamente bem. Não sei que tipo de segundo ano eu serei, mas sei que vou dar muito de mim para ajudá-lo com tudo o que precisar, dar o apoio cultural e linguístico que eu não tive...

É, tempo de reflexão e de demoras. João diria "É... tá acabando". E eu diria: "só tô na metade das férias, e ainda tenho meses e meses de experiência UWC.".
Nesse friozinho de São Paulo (que finalmente veio!), só consigo pensar no calor insuportável que terei que encarar em Mostar daqui um mês e meio... E não vou me prolongar nessas coisas daqui, porque preciso me atualizar sobre o Egito (e que golpe!) e fazer não sei mais o que...

PS: queria constatar que embora minha vida seja muito sobre o UWC, nem tudo nela é relacionada à Mostar, ao IB e ao UWC. Mas como esse blog tem essa finalidade, continuemos com isso mesmo nas férias.

Nenhum comentário: