quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

quaisquer que sejam nossos aforismos

Somos afim de nós mesmos. E nos inundamos nessa caminhada solitária na rua de ladrilhos brancos. Nos perdemos sem perceber, incapazes de fugir de nossos afins. Aforismos inalcançáveis. Mas já que eu nem entendo o significado dessa palavra, quem diria o da solidão... Bruta amiga.

Será que o meu hábito de me colocar na alma dos outros, me leva a ver-me como os outros me vêem, ou me veriam se em mim reparassem? Sim. E uma vez eu perceba como eles sentiriam o meu respeito se me conhecessem, é como se eles o sentissem na verdade, o estivessem sentindo, e sentindo-o, exprimindo-o naquele momento. Conviver com os outros é uma tortura para mim. E eu tenho os outros em mim. Mesmo longe deles sou forçado ao seu convívio. Sozinho, multidões me cercam. Não tenho para onde fugir a não ser que fuja de mim.
Bernardo Soares (heterônimo de Pessoa) - extraído de Diário ao Acaso

Nenhum comentário: