sexta-feira, 22 de março de 2013

você pousa mariposa morna, lisa

Quando contei pra minha segundo ano que estuda na Noruega que amanhã começa a nossa Conferência do Modelo das Nações Unidas (MUNiM - Model of United Nations in Mostar), também contei que eu representarei nenhum país mais, nenhum país menos que a Coreia do Norte. Ela ousa me mandar um link que me faz chorar de rir do lado de Maud, que vai represar a Palestina na sessão de amanhã. Basicamente: "Quando sou Síria/Irã/China/Coreia do Norte e acho um aliado"

Mas bom, como eu disse pra Kelly, amanhã a Conferência se inicia às 8h30. Por isso que tenho uma garota fofa no meu quarto chamada Donia, vinda de um colégio IB no Egito, que veio participar da nossa Conferência. A Donia não só fala árabe fluentemente, mas também francês, italiano e inglês... Humilhação. Mas ela é uma fofa, assim como as outras duas egípcias que vieram para a Conferência, Amina e Derya. Essa segunda na verdade é turca e provavelmente será nossa firstie, pois seu pai é diplomata e está vindo morar na BiH. Mas enfim, ainda vou conhecer mais 60 pessoas que vieram pra Mostar para essa Conferência e serão três dias sensacionais!

Além do fato de que eu terei que representar a Coreia do Norte amanhã no Security Council, numa sessão cujo tópico é "O Programa Nuclear da República Popular Democrática da Coreia e as consequências de seus testes nucleares em 2013". Hm, sounds complicated, yo sé. Por isso, entrei de supetão no quarto #3 de Musala hoje, pedindo pra um coreano que jogava Call of Duty (numa conta chamada "Los Terroristas"... piada esses meus amigos) me explicar tudo sobre a visão do tio dele. Ha, parece piada, mas é sério que o tio dele é ninguém mais ninguém menos que o ditador da Coreia do Norte. Achei engraçado que tudo que ele me falou sobre representar o país dele parece como a representação dos EUA (algo do tipo "meu país é melhor e blablabla"). É, bons, esses poderes mundiais, vai entender...

Amanhã à noite teremos a MUN Party que vai ser simplesmente animal já que temos tantos visitantes! Mal posso esperar! No sábado, o Security Council vai dar início à discussão sobre Israel&Irã. No domingo, fechamos a conferência com a Assembleia Geral.

Estou muito ansiosa. Meu "chair" é o Quinten, meu querido segundo ano holandês, com o qual passei duas horas jogando War (ou como eles chamam aqui, Risk) no lobby do Hotel Bristol na segunda-feira. O cara me destroça se eu mandar mal como Coreia do Norte. Pressão. E outra pressão é ter passado uma hora no porão com Markéta, ensaiando pela primeira vez (e na verdade escolhendo) a música que vamos tocar no Global Vision (imitação do European Vision) no sábado à noite. Acho que mandaremos bem com nossa música eslovaca, se eu acertar no meu solo de violão que eu tirei depois de voltar de uma tarde intensa em Susac.


Gender Days acabaram hoje com uma sessão deliciosa na biblioteca da escola com amigos muito próximos, lendo poemas sobre todos os assuntos discutidos durante a semana e debatendo-os ainda mais.
Ontem fui adicionada no Facebook pelo meu primeiro ano norueguês que por acaso é um CISViano e tem muitos amigos em comum comigo! Na verdade, ele fez Village em SP exatamente um ano depois de mim e mal posso esperar pra ter ele aqui comigo, Sjur e Jochem: expandindo nossa comunidade cisviana no UWC Mostar.

Tensão crescendo na escola. Amigos um pouco desesperados recebendo emails inesperados. Piadas sobre superioridade, cócegas e uma porta fechada. Hamsters, bolos de chocolate e mapas. Também uma pitada de baixa auto-estima, caminhada solitária e nacionalidades. E um final bem misterioso desse post.

Um comentário:

Marta disse...

Ooohhh.... representar a Coréia do Norte no SC é complicado. Mas é um super challenge bacana!!! Curiosa para saber quais foram os seus argumentos!!
Bárbaro participar de um MUN. Espero que tenha sido uma ótima experiência.
Beijos prima querida! :)