terça-feira, 26 de março de 2013

"Coreia do Norte ameaça atacar os EUA e ilhas norte-americanas no Pacífico"

Aparentemente, o fato de que eu convenci mais da metade das nações presentes na General Assembly, no Domingo, a votar contra a resolução que impunha sanções sobre a Coreia do Norte fez a República Democrática Popular da Coreia realmente ameçar os Estados Unidos na vida real. Eu e Maud rimos pra não chorar do fato de que aparentemente previmos o futuro do mundo e todos os representantes dos P5 ficaram chocados quando a resolução foi vetada, achando que não poderia ser mundo real.

Vou tentar brevemente resumir os eventos da MUNiM.

Na sexta, não tivemos aula e começamos os debates nos Councils logo de manhã e ficamos o dia inteiro. Foi bem difícil defender a Coreia do Norte, especialmente porque os países do SC que poderiam até ser a favor da CN não estavam presentes (algumas pessoas simplesmente miaram de vir e não apareceram, tipo Marroco, Afeganistão, Iraque...). Basicamente, os únicos países que estavam ao meu favor (não representando muito bem a realidade, mas ok) foram o Japão, a Palestina (nem é um país...), Togo (?) e Ruanda (?). Tive a sorte de que esses países eram representados por pessoas muito boas em public speaking: Gwenno (Gales), Maud (França/Itália), Weronika (Polônia) e André (Alemanha/França/Reino Unido). Basicamente, os Estados Unidos e a China destroçaram a gente, considerando que de fato Ali (Paquistão) e Erika (EUA) eram os melhores delegates de MUN presentes no SC. Mas juro que eu tentei e consegui fazer emendas e amenizar o embargo econômico imposto sobre a Coreia do Norte.
À noite, tivemos uma festa bem louca em Next e antes disso passei umas boas duas horas sentada em Spanish Square com Bo, Markéta e Amber, algumas das minhas pessoas favoritas, só conversando sobre o começo do ano e coisas doidas da vida que queremos fazer.

Security Council
Na manhã seguinte, começamos o outro tópico: Irã e Israel; Devo dizer que foi bem catastrófico já que as delegações do Irã E de Israel eram péssimas e não falaram basicamente nada E ASSINARAM A MESMA RESOLUÇÃO. Não, só não pode ser verdade. E basicamente, eu e Maud nos unimos como Coreia do Norte e Palestina contra a resolução, mas claro que não deu certo e o debate foi bem chatinho. A única parte interessante do debate foi por conta de um dos termos da resolução ser o reconhecimento do Estado de Israel e a Maud, como Palestina, tentou mudar esse termo para o reconhecimento da Palestina também e rolou um debate... Mesmo pelo fato de ter sido uma simulação de crise e Israel ter supostamente invadido o Líbano, irritando profundamente o Irã, nada foi muito interessante e até Quinten estava absolutamente entediado. Na verdade, devo dizer que a melhor parte do sábado foi ficar conversando por bilhetinhos com Bo e Markéta. Nenhuma das duas realmente curte essas coisas (MUN), mas Bo acabou fazendo parte da Conferência de último minuto pra substituir a delegação da Australia que não apareceu (já que a Australia é um dos países que vota no SC esse ano) e Markéta foi a mensageira (basicamente levando bilhetinhos de um lado pro outro da sala ou trazendo água pras pessoa).

Eu e Markéta em Global Vision cantando "Pokoj v dusi"
No sábado à noite, tivemos Earth Hour (um pouco brega e clichê, mas foi surpresa e super legal) e a tal Global Vision que foi sensacional! Simplesmente pessoas aleatórias indo no palco e cantando, no karaokê ou não, qualquer música. Na verdade, eu e Markéta fomos as únicas que fizemos algo de verdade, que não foi pura brincadeira... Antes de dormir, tive um momento delicioso com Liza (EUA) debaixo das cobertas, tendo conversas doidas;

Domingo foi O dia! Estreiamos o City Hall, que é um prédio gigantesco do lado do prédio da escola, que NUNCA havia sido utilizado depois da guerra! Fomos os primeiros! É um prédio super chique e usamos para a nossa General Assembly, que foi loooonga, mas me interessou bastante. E foi nessa Assembleia que todas as resoluções passaram, exceto pela resolução impondo sanções sobre a Coreia do Norte. E devo dizer que eu e Damir (BiH) trabalhamos pra que isso acontecesse. Damir é meu segundo ano que é simplesmente apaixonado pela ideologia de esquerda, tem posters do Che, do avô do Han Sol, de Fidel e outros na sua parede... E os chairs não escolheram ele pra representar Cuba sem querer! Eu tive que subir no pódio pra dar um discurso contra a resolução e simplesmente apelei muito, acusando os Estados Unidos de tentar começar uma nova Guerra Fria, destruindo qualquer poder nuclear e tentando acabar com qualquer tipo de regime que se opusesse ao capitalismo. É, apelei e o Damir foi na minha. Demos muita risada e saímos do prédio pra cantar "el pueblo unido jamás será vencido" debaixo do sol! Han Sol deu muita risada quando contei pra ele mais tarde que eu havia salvado o país dele de um embargo econômico!

Todo mundo pós General Assembly em frente ao City Hall

Domingo à noite, mais uma vez saí com Amber, Bo e Markéta, mas dessa vez com a companhia também de André. Nos divertimos absurdos e eu voltei pra casa morta, de ressaca de MUN, não sabendo mais quem eu era e me referindo a mim mesma sempre na terceira pessoa...

Nenhum comentário: