segunda-feira, 13 de agosto de 2012

despedida: vídeo e festa

Nesse exato momento, minha cara deve estar inchada enquanto lágrimas continuam escorrendo pelos meus olhos. Quem me conhece sabe que eu não costumo chorar. Mas nos últimos 44 minutos e 10 segundos, eu assisti parte da minha vida passar diante dos meus olhos.
Eu assisti ao vídeo que foi feito por duas das melhores pessoas que eu encontrei nesse mundo: Isabel Lima e Laila Kontic. As duas coletaram depoimentos de pessoas inesquecíveis e indescritíveis do Vera e do Santa. Eu vi tantas pessoas especiais passarem diante dos meus olhos, falando coisas lindas e me desejando felizes dois anos. E mal sabem elas o quanto eu sorri e o quanto eu chorei com inocentes palavras, sorrisos, piadinhas (principalmente sobre o meu tamanho.... quem fez sabe haha), músicas (talento é pra poucos, Flavia, Cla Limongi, Gabi, Renata, Helena, Berê, Bia, Cata, Sol) e, acima de tudo, carinho. Mal sabem Clara Werneck, Bia Galvão (ri muito!), Isabel Lima, Heloisa Prado, Laila Kontic, Marina Dias (nem um pouco ridícula!), Mariana Amaral e tantos outros que me fizerem chorar ridiculamente na frente do meu computador, à uma da manhã. Mal sabem o quanto eu sorri, que nem uma idiota, pra tela do computador, achando que estava sorrindo pra vocês, como se estivesse conversando por Skype. Mal sabem o Ettore Valente, Mário Broering e Marco Caramelli o quanto eu ri com as pessoas estúpidas e geniais que vocês são, o quanto eu me emocionei por me dar conta de que eu tive a sorte de conhecer vocês. Mal sabem que, quando eu vi que o vídeo estava acabando, que a mini barra azul estava chegando no canto direito da tela, tudo que eu quis é que ela voltasse. Eu quis que o vídeo continuasse pra sempre. Quis parar a minha vida naquele instante momento, porque eu não tenho como não amar essas pessoas da minha vida com todo o meu coração. Não tenho como me esquecer dessas pessoas.
Como é que eu vou conseguir ouvir Heartbeats de novo sem ver a Lara, o Renato, o Roubicek, o Johnny, o Lucas, o Angelo, a Camila, a Elisa, a Roberta, o José, a Giovanna, o Pê, o Marcos Bo, e tantos outros passarem como um filminho na minha cabeça, assim como passaram em fotos nos últimos minutos do vídeo. E a cada foto eu sentia os músculos do meu rosto se contraindo e eu chorando mais e mais. E sentia a dor de partir, a dor de não poder abraçar meus amigos por um bom tempo. A dor da saudade. "Quando a gente pensa em saudade, a gente pensa em Sofia", a Helo disse. Acho que quando eu pensar em saudade, vai me vir tantos rostos sorridentes. Vai me vir, acima de tudo, o amor incondicional que eu sinto pelos brasileiros que vivem no meu coração.
Sabe, a maioria das pessoas no vídeo falou sobre a oportunidade incrível que eu estou tendo, ir pra Bósnia-Herzegovina, conhecer gente do mundo inteiro... "Quando a gente fala que tem uma amiga indo pra Bósnia, tem que ser a Sofia. Porque, sei lá, Sofia, você é muito Sofia!", a Clara disse. Mas a realidade é que ninguém se deu conta de que a melhor oportunidade que eu já tive na minha vida foi me deparar com tanta gente incrível. Foi a oportunidade de ser conquistada por tantas pessoas diferentes, com opiniões tão diferentes e com amores tão diferentes pra dar e receber. Foi a oportunidade que eu tive de estudar em dois colégios tão incríveis, com pessoas tão impressionantes e que me ensinaram tanto. Eu fico emocionada em saber que eu tenho um espaço aqui. Em saber que você não vai mais pegar ônibus usando shorts, Ligia, (me deixa bem mais tranquila). Em saber que nunca ninguém vai me substituir na mesa ao seu lado, Oli. Em saber que, pra você, Fragos, eu sou uma imagem do CISV.
Não dá pra mencionar todo mundo que fez parte desse vídeo. Cada um tão peculiar e tão fofo!!! Marco Cabral, Kátia Griecco, Raffaela Norcia, Luiza Medeiros, Luisa OpiceIsabela Rocha, Flora Pappalardo, Marina Ferraz, Gabriela GadottiFernanda Castro, Guilherme Ruiz (sendo pouco Gui com aquela roupa), Antonio Neves (você também é uma pessoa conversável! wtf haha), Luiza Tripoli, Victoria Afonso, Lucas Sumares, Daniel Pikman... Obrigada.
Também não tenho como não sentir falta de depoimentos, de ver a carinha de tantas pessoas especiais sorrirem pra câmera como se estivessem sorrindo pra mim. Mesmo vocês não tendo feito parte do vídeo, vou guardar tudo na memória. Ah, e não tive como não sentir falta de inúmeros amigos na festa.
No sábado, dia 11 de agosto, à noite, aconteceu a minha festa surpresa de despedida. Eu não tenho o que comentar sobre isso além de: obrigada. Obrigada aos organizadores, obrigada a quem apareceu e a quem não apareceu. Foi um dos melhores momentos da minha vida. Mesmo várias pessoas sabendo que eu detesto surpresas e, acima de tudo, detesto festas pra mim, eu me impressionei com a minha capacidade de me surpreender. Mais um momento na minha vida em que eu percebi o quão necessário é ser flexível.
Não dá pra descrever como foi a emoção de ver tantas pessoas da minha vida num mesmo lugar. Pessoas que não tem nada a ver umas com as outras, mas que, por algum tempo e de alguma forma, passaram pela minha vida e estão em um lugarzinho reservado no meu coração. Gente que eu não via a meses apareceu por lá! Foi tanta alegria andar pela casa da Bia e me deparar com um amigo, depois dar dois passos e me deparar com outro...
E Mário Broering, Pedro Dragone e Heloisa Prado, vocês são uns otários por terem me feito chorar. E, graças à falta de telão/projetor, as pessoas da festa não me viram com essa cara de otária, com olhos inchados, nariz entupido, um sorriso estampado no rosto, amor exalando por todos os poros e um aperto no coração. Essa sou eu.

Um comentário:

ligia bicalho disse...

te amamos pequena