sábado, 5 de janeiro de 2013

renovação e intimidade

Depois de uma semana completamente maravilhosa na praia, sem internet e qualquer acesso à Mostar e aos seus habitantes internacionais e locais, percebi que sou apaixonada por esse país. Sou apaixonada, acima de tudo, pelas pessoas que me cercam, pela natureza brasileira e por essa cultura que não é perfeita.
Passar a virada do ano na praia é sempre uma delícia, apesar da lotação e do trânsito. Além de estar à beira do mar, ainda pude passar com uma das famílias mais queridas que eu conheço (e que nem é a minha). Passei a semana toda com meus dois irmãos Pedro e Mário, que não são irmãos de sangue, mas que fazem isso ser só um detalhe. Estar com eles é uma das coisas mais fáceis que eu faço na minha vida, porque é tudo tão exposto, natural e completamente louco. São momentos em que não há máscaras nem vergonhas, vem tudo de verdade verdadeira. Todos os caldos, os abraços e os mortais dados dentro da água do mar, fora toda a chuva, as horas e horas esperando e pegando o ônibus, as piadas mais idiotas do mundo e os papos cabeça mais estressantes... tudo tão verdade!
Os papos cabeça são a parte mais complicada de estar com o Mário e o Pedro. Porque eles me conhecem tão bem (mesmo achando que não conhecem) que não é possível esconder nada deles e absolutamente tudo que eu falo é usado contra mim de um jeito que ninguém mais consegue para me fazer refletir. A intimidade tem perigos, como diria a minha mãe, e a nossa irmandade e parceria absurdas só me mostram cada dia mais que os perigos não são nada comparados às vantagens: não há simplesmente nada que incomode e não possa ser dito, nada pensado que não possa ser falado e, na maior parte das vezes, transformado em brincadeira... É o cantar Djavan, Legião, Cássia, Cazuza, Tribalistas, Palavra Cantada, Nando Reis, Titãs, Tim Maia, e tantos outros em voz muito alta e completamente desafinada sem ligar. Como o próprio Mário disse: passar uma semana sem pensar nos problemas da vida, do mundo e desse novo ano que está por vir! Pode vir 2013, porque você começou tão, tão bem que eu não me importo com os problemas e os adeuses e os cansaços que você vai me trazer! Pode vir quente que eu tô fervendo!



Em apenas 6 dias estarei pegando um avião de volta para aquele país louco (que ouvi essa semana ser onde está toda a escória da humanidade) e incrível. Com a minha renovada paixão pelo Brasil Brasileiro, simplesmente vivo nesse meio aqui meio lá. Não tenho tempo pra quase mais nada aqui e ao mesmo tempo tenho tempo pra tanto!

"A amizade é uma forma de amor. E acho que se exerce na base da honestidade, porque a outra amizade, a amizade do 'eu amo você' e 'que lindo que você é' não é a verdadeira amizade. Os amigos, quando são amigos de verdade, dizem o que se deve dizer e isso diz respeito às pessoas e aos processos coletivos também. Então a amizade é às vezes difícil sobre essa base, porque atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa e de cada lugar." Eduardo Galeano

Nenhum comentário: