domingo, 27 de janeiro de 2013

desilusión

Talvez a semana mais difícil que eu tenha passado em Mostar...
Talvez por conta de uma amiga holandesa muito magoada chorando e tendo medo de chorar, acolhida em abraços brasileiro e tcheco. Talvez por conta de uma briga com a diretora de Hamlet, com a "invontade" e o sofrimento de estar no porão da residência ensaiando para uma peça que não parece se concretizar (mas que terá que se concretizar até o final de Fevereiro). Talvez pela chuva, pela dor nos meus pés pela falta de um sapato apropriado. Talvez pela estranha sensação de que tem algo muito errado entre os andares de Musala. Talvez por conversas que foram evitadas por meses e que finalmente aconteceram. Talvez por motivos infinitos e chuvas intermináveis e sóis surgindo no horizonte pra trazer uma paz momentânea.

A Semana Cultural da Europa Ocidental envolveu Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Itália, Grécia e França. Foi uma semana bem agitada com todos os eventos acontecendo, mas os pontos altos dessa Cultural Week com certeza foram a aula de salsa e flamenco, a ceia com muuuuta comida, a festa mais sem noção de todas e, principalmente, o maravilhoso filme holandês chamado Turks Fruits, que é uma obra de arte.

Estou me preparando para uma semana mais difícil ainda: mais ensaios pra Hamlet, segundos anos absurdamente noiados e preocupados com as provas (essa semana acontecem os "simulados" das provas finais pra eles), minhas colegas de quarto me trancando pra fora do quarto, chuva e chuva, provas cansativas, mas talvez uma luz de esperança: começo dos meus ensaios pra formatura. Embora tenha desistido de ser mestre de cerimônia, essa semana vou pendurar meu tecido acrobático e começar a preparar minha performance. Se tudo der certo, sexta-feira estarei com os pés fora do chão, tentando relembrar tudo que aprendi e senti por vários anos.
Uma boa notícia veio aos meus ouvidos hoje: o Carnaval, que sempre significou calor e festa para mim, esse ano vai ser uma viagem de ski numa montanha chamado Jahorina, a 2h30 de Mostar! Mal posso esperar! Dizem que esse final de semana é uma delícia, que a atmosfera é muito boa, que todo mundo descansa das provas e da vida em Mostar, num hotel aconchegante.
A má notícia de hoje é que o aquecedor do meu quarto quebrou e nós três estamos congelando lá dentro. Não conseguimos ficar lá... Sorte minha que a minha cama é a única que não fica do lado da janela e o meu canto é o mais quentinho.
Hoke, pela primeira vez desde que voltei do Brasil, consegui arranjar tempo pra lavar minhas roupas, estendê-las, organizar meu armário e não ter nenhuma roupa usada em cima da minha cama. Consegui também skypar com meus pais, minha irmã e com minha querida co-ano, Isadora, no UWCM.
É, a vida anda um tanto quanto corrida. Eu diria que mais do que o normal. Mas também é minha culpa, porque não passei nenhuma noite aqui, desde que voltei, sem sair depois do jantar e voltar só pro check-in... É, a vida aqui não é fácil, mas é muito boa.

PS: queria deixar registrada aqui a maravilhosa manhã de sexta-feira que tive! Acordei às 5h30 da manhã pra pegar um taxi (que só encontramos na metade da caminhada) pra Susac! Tudo pelo aniversário do querido Uri (Israel). Os amigos mais próximos dele fizeram um café da manhã delicioso pra ele, pra sermos bem originais, já que sempre são jantares de aniversário. O problema é que os amigos mais próximos dele são todos "Mediterraneans" o que significa que, na nossa tentativa de não fazer muito barulho, acabamos acordando praticamente a residência inteira... Eu, Bengisu (Turquia), Lushik (Egito), Carme (Espanha), Mário (Espanha), Yuval (Israel), Tamar (Georgia/Israel), Maud (Itália/França), Sarah (França/Alemanha) e Chloe (Reino Unido - a única exceção). Foi um café da manhã muito gostoso e com muitas risadas, embora Uri estivesse muito sonolento pra expressar sua felicidade...

Nenhum comentário: