sexta-feira, 26 de outubro de 2012

um verdadeiro Bajram na Bósnia central

Acordar de manhã com sons de tiro e, por um segundo, pensar que a guerra está de volta: não tem preço. O Bajram começa!
O Bajram é (segundo minha fonte confiável, Adis Kadic) o feriado muçulmano que comemora o momento em que Ibrahim foi informado por Deus que não precisava matar seu filho, e, sim, um carneiro. Então, nesse dia, os muçulmanos matam um carneiro vivo e o cozinham - por isso os tiros.
É o feriado mais incrível – pelo menos aqui em Zavidovici! Os adolescentes e crianças vão batendo em todas as portas de vizinhos desejando Feliz Bajram e ganham balas e/ou dinheiro em troca. Além disso, a porta da casa fica aberta e os adultos entram de casa em casa pra comer alguma coisa que lhes é oferecida.
Tive o almoço mais fantástico desde que cheguei na BiH: sopa (de algo), lombo, batatas assadas, backlava e tiramissu. A história do último é a seguinte: ontem à tarde, a televisão estava ligada num canal de culinária (que a mãe de Adis adora) e o apresentador estava ensinando a fazer tiramissu. Eu fiz um som de “huummm” e quando cheguei em casa mais tarde, lá estava, o tiramissu pronto e delicioso. Nada como comida caseira.
Ganhei 10 KM (13 reais) do tio e tia de Adis e uma barra de chocolate da “prima” da família. Embora seja estranho sentar no sofá por horas e os ouvir conversando em bósnio, chega a ser engraçado. Eu e Adis fomos visitar uma amiga dele, Edina, que se inscreveu no processo seletivo do UWC e chegou até a última fase.
Às 18h, fomos buscar Peya e Merima na estação de ônibus. Peya veio passar o Bajram na casa de Merima, que é num vilarejo a 40 km de distância de Zavidovici. Finalmente alguém pra conversar em inglês ao invés de ficar olhando que nem uma tonta toda vez que Adis cruza com alguém na rua (acredita, acontece a cada cinco passos)! Fomos de volta pra casa e ficamos um bom tempo conversando.
O plano agora é ir pra uma festa num bar chamado Que Pasa e depois para o show de Sasa sei-lá-o-quê, que é um cantor cego bósnio. A vida sem check-in (outra vez) significa voltar para casa de madrugada. Peya e Merima dormirão aqui.

Bajram Serif Mubarek Olsun!




Um comentário:

Marco Cabral disse...

lindo blog.... lindos textos... passei por aqui para deixar um beijo e manifestar minha saudade. Cuide-se!(Marco)