segunda-feira, 15 de outubro de 2012

adeus, verão prolongado

Sem mais delongas: depois desse verão estendido, estamos finalmente dizendo adeus aos dias ensolarados e secos; ao sol que bate no quarto #4 no segundo andar e que não me deixei dormir à tarde; ao suor resultante da caminhada até Susac; à vontade incontrolável de entrar no Neretva depois da aula e de tomar um sorvete em Old Town.
Hoje, quando minha rommie, Aisa, me contou que ia levar todas as roupas de verão pra Travnik, a cidade natal dela, durante o feriado da semana que vem, e trazer todas as roupas de inverno, eu me toquei: o inferno começa agora. Quem me conhece sabe o quanto eu detesto frio. O quanto eu odeio me mexer quando está frio e a minha vontade zero de sair debaixo da coberta de manhã. Sim, temos aquecedores aqui nos quartos e, graças a sei lá quem, o meu quarto é o quarto mais quente de toda Musala. Mas mesmo assim, venta muito no caminho pra escola e já sinto o friozinho vindo.
Não sou friorenta. Os europeus já começaram a usar casacos, mas eu continuo com as minhas camisetas de manga curta e meia-calças com shorts. Vai entender... Segundo o Bebo (Egito), egípcios e brasileiros tem sangue quente e por isso não sentem frio. O que não tem sentido nenhum, mas ok.
O verão em Mostar durou muito tempo e os locais dizem que isso não é normal. Estou tentando me preparar psicologicamente pro frio que me espera nesse outono e, depois, o frio do inverno quando eu voltar do meu verão de sol e praia no Brasil durante o Winter Break. Mas, acima de tudo, hoje estou me preparando pro frio de Sarajevo que vou ter que enfrentar amanhã, quarta e quinta.
A região da BiH onde fica Mostar é a única com esse clima louco. O centro do país e gelado e o norte... nem se fala.

Mostar parece estar vazia. Fui pra Susac com Andra hoje e encontrei somente 5 pessoas numa residência onde mais de 70 pessoas moram. Até Musala parece uma casa fantasma. Isso porque a grande maioria das pessoas já partiu para seus Project Weeks. Tirando o meu grupo e os três grupos que tem seus projetos acontecendo aqui em Mostar.
E esse vazio significa mais tempo com Toam. Estou forçando-a a estudar, já que os SATs estão se aproximando, assim como os exams de Biology e Math que são a razão para ela estar aqui. Ontem fomos assistir um filme no shopping: Taken 2. Foi extremamente divertido. Mas depois passamos horas em Jump Jump: ela estudando, eu skypando com a família reunida comemorando o aniversário do meu pai e com a querida Mari que está nos confins do norte dos EUA. Toam quis me matar depois de três horas ouvindo eu falando português. Disse que causei uma dor de cabeça péssima nela.

Hoje Toam veio me agradecer enormemente pela mudança que eu fiz no quarto dela. Ela tem um quarto só pra ela que estava muito mal organizando. A localização da cama, do armário, da escrivaninha... Tudo errado. Eu convenci ela que uma mudança faria muito bem e, na madrugada de sexta pra sábado, reorganizamos tudo. Estou descobrindo minhas habilidades de decoradora aqui. Mojmir (Eslováquia) veio me pedir pra colocar as fotos dele na parede, porque ele morre de inveja da minha parede.

Nenhum comentário: