segunda-feira, 3 de setembro de 2012

(outro) começo

Primeiro dia de aula. Depois de quase duas semanas aqui (que parecem meses!), as aulas infelizmente começaram.
Temos 7 blocks (horários de aula) por dia. A organização é bem mais complexa do que qualquer um possa imaginar. Existem blocks de A a H, mas ninguém tem todos os blocks (ainda bem que free blocks existem!).
Toda segunda-feira nós temos ou Assembly (Assembleia do colégio inteiro) ou Tutor Meetings. A Assembly hoje foi basicamente apresentações sobre Summer Schools das quais segundos anos participaram. Achei muito interessante, quem sabe eu não apply pra alguma ano que vem...
Logo depois, eu tive double block de Math. Meu Deus, o que foi aquilo..... Sem comentários. Juro que vou tentar dar uma chance pra professora (que tem um inglês horrível com sotaque austríaco e nunca ensinou o IB), mas se ela for tão ruim quanto parece, eu vou trocar pra Studies, com certeza (eu estava pensando em fazer HL, mas ela também ensina HL....). Pelo menos Mia, a professora de Math Studies e também Miss Croacia, está a muito tempo aqui e todo mundo gosta muito dela. De qualquer jeito, a aula de matemática foi ridícula e eu me senti ridícula porque os dois meses e meio de férias me fizeram esquecer absolutamente tudo relacionado a números, equações e funções.
A aula seguinte foi History HL. Sim, nós somos 5 garotas (e seremos só 4, porque a Marija provavelmente vai trocar pra SL) em uma sala de aula. Somos eu, Marija (BiH), Maud (França), Sara (França) e Carme (Espanha). A Polinne é a nossa super fofa professora francesa que se formou na Sciences Po (!!!). Os segundos anos falam que depois de algumas aulas a gente vai começar a odiá-la, mas, sinceramente, ela parece uma pessoa incrível. Só que ela é bem rígida. Deixou bem claro que teremos muitas redações pra escrever, muitos seminários e pesquisas. Mas é History.... Eu vou amar. Ainda bem que eu tenho a Celia (2nd - Espanha) pra me animar em relação à Pauline.
Tive almoço. A canteen tava insuportavelmente lotada e barulhenta. Eu e Toam comemos super rápido pra podermos escapar daquela barulheira. Tive um free block e fui tomar um café com Bo e Jochem (Holanda) no Jump Jump , onde encontramos Aurelia (Alemanha), Lukas (Alemanha), Sijull (Alemanha), Cristina (Austria) e Maud (França).
A melhor parte do dia com certeza foi double block de Biology HL. Os meus colegas nessa aula são muito legais. Sara e Bo estão comigo, assim como as duas Katarinas (BiH), Max (Austria), Uri (Israel) e outros. A professora, Selma, é bem séria, mas ela parece ser muito boa. Ela assustou-nos um pouco, falando que Biology HL é uma matéria muito exigente e que requere muito esforço. Mas eu sei que ela só quer se livrar de estudantes preguiçosos. Além do mais, pelo que ela explicou, não há muita diferença entre HL e SL... Mas ela mostrou todo o nosso syllabus e eu fiquei fascinada! Estou muito animada com Biologia. E fiquei muito feliz quando ela deu um teste pra gente se avaliar, ter certeza de que a gente tem base suficiente no assunto pra poder estar no nível alto. Eu acertei todas as imagens. Ela mostrou imagens de células, moléculas e processos bioquímicos. Embora eu não lembrasse os nomes do Calvin Cycle e do Krebs Cycle, eu sabia que faziam parte da fotossíntese e da respiração. A maioria dos meus colegas não sabia vários. Graças ao BioMar e à BioSuzi eu sabia!
Amanhã, eu tenho todos os blocks da manhã, mas nenhum à tarde. Tenho Biology, History, English A e Peace and Conflicts Studies.
Tudo certo. Por enquanto o IB não parece um big deal. Talvez as pessoas exagerem muito. A Dana, minha tia, durante a visita dela nesse último final de semana (postarei sobre isso logo logo), disse que não pode ser mais difícil do que o Santa Cruz (?). Tenho minhas dúvidas. Mas a grande verdade é que basta você escolher matérias que você realmente gosta. E daí você não vai se deixar assustar por 3 livros que parecem tijolos de History.

PS1: A Sara (França) está em 5 aulas comigo!!! Ela é uma fofa, fiquei feliz.
PS2: SL = Standard Level, HL = Higher Level

Um comentário:

Renato disse...

O primeiro de dia de aula é sempre um desafio... muita novidade e expectativas no ar. Tô com você..."basta escolher matérias que você realmente gosta" que tudo fica menos difícil. Boa sorte!!!