quarta-feira, 5 de setembro de 2012

distâncias e um pouco de estudo

Distância entre São Paulo e Mostar: 9929 km
Distância entre Cologne e Mostar: 1176 km
A distância entre Alemanha e Bósnia&Herzegovina não é nada comparada à distância da minha cidade natal. Todo mundo aqui ficou em choque quando eu falei que a minha tia, Dana, vinha me visitar, passar um dia comigo. "She came all the way from Brazil?!". Sim, ela veio. Porque ela precisava buscar uma medula (sim, ela trabalha no GRAACC e faz transplante de medula) em Cologne, Alemanha.
A Fernanda, afilhada da Dana (que eu falei pra todo mundo que era minha cousin, pra simplificar as coisas), veio de Londres pra passar o sábado aqui também. Encontrei elas na frente do Bristol, um hotel super bonitinho que fica do lado da ponte que é próxima de Musala, e fomos passear pela Old Town. Entramos numa mesquita e subimos até o topo da torre (com um pouco de dificuldade...), de onde tivemos uma vista maravilhosa da Stari Mostar e da cidade inteira (fotos abaixo)!



Levei elas até o topo do Old Bank, de onde tivemos outra vista maravilhosa, e depois pra Old Men's pra tomar um limonada (a Dana adorou que eu falei "três limonadas, por favor" em bósnio). Tive que deixá-las pra ir pra minha tutor group meeting e encontrei elas mais tarde pra jantarmos.
Fomos num restaurante super simpático na Old Town, na beira do rio, com uma vista maravilhosa para a Stari Mostar. Comemos um prato de "degustação" de comidas típicas: pimentão recheado, um tipo de coalhada, um tipo de charutinho de uva... Comida muito boa!
Foi ótimo passar o dia com elas. Foi ótimo e difícil falar português. Foi ótimo perceber que, mesmo tendo passado apenas duas semanas aqui, eu posso realmente ser algo como uma guia turística pra todos os familiares e amigos que quiserem me visitar (venham!!). A cidade foi aprovada por Fe e Dana. Pena que elas só passaram uma tarde aqui... Foram embora no domingo logo cedo.


Gimnasium Mostar e Spanish Square - vista do Old Bank
Agora estou no Spanish Room (ou Study Room), porque é E block e eu não tenho esse! Teve double H block hoje cedo e eu também não tenho esse. Ou seja, acordei às 9h e tive uma aula de Matemática às 10h com duração de 55 min. Ah, e foi completamente ridícula. Ela deu duas tabelas para que desenhássemos o gráfico e descobríssemos a função de segundo grau. A aula inteira foi isso. E me surpreendeu que a maioria das pessoas na minha classe não aprenderam isso ainda... Mas tudo bem, se for fácil assim, menos trabalho.
Hoje à tarde tenho English A (medinho...) e double block de History. Ontem, a aula de inglês foi divertida. A professora, Lisa, é irlandesa (com sotaque britânico) e super simpática. Os livros que ela escolheu pra gente ler parecem ser muito bons (um deles é "1984"!). Mas admito que me dá muito medo fazer English A (o "A" significa que é minha língua materna) em HL. Tenho a impressão de que vou ter que me esforçar bastante. Mas tudo bem, não é como se eu não gostasse de línguas.
A aula de History ontem foi péssima. Ela deu um breve resumo da História Moderna, porque nós 5 falamos que não tivemos nem metade da História Moderna. Mas foi um péssimo resumo e eu estava absurdamente cansada, quase dormi. Sabe quando você não consegue ficar com os olhos abertos e eles começam a fechar sem que você perceba e depois fica super difícil de abri-los? Pois é... Essa foi a ótima impressão que eu passei na minha segunda aula com a Pauline.
Peace and Conflicts Studies foi incrível!!! O Dženan (leia-se algo como Dgena) é muuuito legal. E a melhor notícia é que não teremos livros pra essa matéria. Basicamente vamos ler vários artigos, matérias, coisas de atualidades e textos teóricos. Vai ser uma matéria incrível! O professor nos deu um papel com todo o syllabus e, UAU, vai ser animal!

Pixação no Old Bank
PS: FINALMENTE CHUVA!

Nenhum comentário: