quinta-feira, 20 de setembro de 2012

50 anos, street arts festival e student assembly

Essa semana, todos os colégios UWC (essa frase é muito redundante) estão comemorando os 50 do início do UWC movimento, ou seja, da inauguração do AC (Atlantic College, no País de Gales).
O UWCiM está organizando uma série de eventos. Na verdade, os meus segundos anos estão organizando uma série de eventos... Hoje (dia 19) foi incrível!!
Depois da escola e da Student Assembly (coisa complexa que eu explico logo abaixo..), fizemos um Flash Mob: dançamos Macarena no Spanish Square! Foi muito divertido, devo dizer. E alguns alunos do Gymnasium se juntaram a nós!
Logo em seguida, demos início ao nosso Street Arts Festival, também na Spanish Square. Foi fantástico!! Nosso grupo de Clowning apresentou depois da canção de Marija, Katarina e Katarina (as três da BiH) e de "She'll Be Loved" por Uri (Israel) e Cristina (Austria). Sjur (Noruega) e Mojmir (Eslováquia) fizeram um esquete fantástico!!! Amber (Bélgica) e Anna (Holanda) também. Fiz meu esquete com Margherita (Itália) e foi divertidíssimo. Na verdade, tudo que tínhamos planejado e ensaiado não deu muito certo, porque a Marghe esqueceu tudo na hora e eu tive que improvisar bastante (digamos que a minha escorregada não foi improvisada, mas a gente ignora isso). Mas o pessoal aparentemente gostou muito. Principalmente da parte em que eu joguei o diabolô pra cima e o peguei.
A Peya (Namibia) simplesmente encantou todo mundo com a dança solo dela. Ela dança qualquer coisa. E a coisa mais incrível é que, além de ter movimentos tão bonitos, ela sorri de um jeito tão bonito enquanto ela dança, passa uma energia tão boa pra quem está assistindo! Todo mundo fica completamente encantando! Enfim, rolaram várias performances, inclusive a da minha rommie, Veronika e do Spencer (EUA) com o grupo musical deles à capella. Foi muito lindo.
O que me chateou bastante foi que, quando olhei ao redor, claramente vi que quem estava assistindo o Festival eram, na GRANDE maioria, alunos internacionais. Os alunos locais simplesmente não se importam ou acham que é mais importante estudar do que realmente curtir e aproveitar essa experiência! Eu sei que eu já comentei isso por aqui, mas acho que é uma coisa que eu vou comentar bastante, porque é simplesmente verdade e é bem triste. E a questão é que esses locais não são babacas, eles são meus amigos, mas não querem "perder tempo"...

Bom, agora, vou falar sobre algo que foi bem pesado: Student Assembly. A Student Assembly é o órgão decisório superior (ok, admito, não sei mais como falar isso em português...) no corpo de alunos e é composto por absolutamente todos os alunos do UWCiM e "coordenado" pelo Student Council, que passa tudo decidido e discutido nas assembleias para a escola. Engraçado, mas eu quase me senti no Santa Cruz. Primeiro porque a maioria das pessoas realmente detesta o Student Council e acha que eles não fazem absolutamente nada decente (pelo menos aqui eles não tem fama de comunistas e comedores de crianças...). Segundo porque a Assembleia foi quase que uma reunião do Grêmio Livre (só que com 10x o número de pessoas): a maior zona. A diferença é que não foi nada divertida... Terceiro porque as pessoas só sabem reclamar e não fazem nada. A questão todo girou em torno de uma quantia estúpida que a gente tem que pagar, equivalente a 25 euros, no início do ano letivo, para reparo de coisas quebradas nas residências. A questão é que as coisas nunca são concertadas e isso deixa os segundos anos loucos da vida, porque eles não querem pagar essa grana de novo. Pra finalizar a história, várias pessoas saíram do Spanish Room furiosas, no meio da Assembleia. Claro que todas essas pessoas que saíram eram locais (exceto por Quinten, que é um estressadinho muito querido)... E foi tão rude da parte dessas pessoas... Me deixou realmente chateada, mesmo que todos que saíram sejam meus amigos...
Pra realmente finalizar a história, semana que vem, teremos eleição de membros do Student Council e do Student Representative. Estou em dúvida...


Tive uma noite maravilhosa com Bengisu. Depois do Festival, ajudamos Weronkia (Polônia) a levar os microfones e aparelhos de som para Abrasevic (o bar onde a gente teve Open Mic) e nós três fomos tomar um sorvete. Em vez de voltarmos pra Musala, eu e Bengisu fomos pra direita, em direção à Old Town. Paramos em um mercado, compramos várias comidinhas e sentamos na mureta, em frente à Stari Mostar, que fica lindamente iluminada durante a noite. Conversamos sobre tantas coisas e coisas tão boas. E foi um daqueles momentos surreais em que eu olhei em volta e pensei "Uau, eu realmente estou aqui em Mostar".

Nenhum comentário: