domingo, 9 de setembro de 2012

finalmente being productive!

Hoje eu finalmente tive um dia produtivo! Aqui todo mundo fala que quer ter dias produtivos, fazer alguma das lições, milhões de trabalhos ou ler umas páginas daquele livro de Self-Taugh. Mas ninguém realmente leva a produção tão a sério. Exceto pelos locais, como sempre... E algumas exceções de internacionais, principalmente aqueles que tem alguma pressão vinda de casa (como a Bengisu, cujos pais vão mandá-la embora se ela tirar abaixo de 5 de 7 em qualquer matéria).
Mas hoje, graças à nossa querida diretora, Valentina, fizemos alguma coisa útil. Foi o dia de um movimento internacional chamada "Let's Do It" que foi organizado basicamente para que as pessoas se mobilizassem e limpassem a sua cidade. Então fomos ao Partisans Graveyard, que é um memorial dos partidários iugoslávios, vestimos luvas, pegamos sacos de lixo e saímos coletando todo tipo de coisa que você possa imaginar. Principalmente garrafas de vinho e de cerveja, mas também secadores de cabelo, roupas, televisões... Mas o que mais me impressionou foi que, nos matinhos (e há vários), tem gente morando lá. Pessoas sem teto. E aqui tem muitos, principalmente no lado bosniak da cidade, que é muito mais pobre.
A sujeira e as pessoas em condição de rua me fizeram lembrar de uma coisa: home. E isso me deixa irritada.
Estar aqui e achar que posso fazer alguma coisa me deixa irritada. Não deveria eu estar na minha própria cidade, tentando melhor a situação por lá?!
Mesmo tendo um dia produtivo, você se sente inútil. Pelo menos eu pude passar a maior parte da minha tarde na companhia de Saffron (UK). O quarto dela também é é o quarto da Markéta (República Tcheca) e da Rosinha (tradução literal do nome dessa encantadora bósnia). Eu passo a maior parte do tempo naquele quarto, porque o meu fica insuportavelmente quente durante todo o dia.
Amanhã vamos ter American Dinner!! Isso significa eu e outros 5 estadunidenses, mas pra mim está ótimo, desde que as pessoas (isso inclui os próprios estadunidenses) compreendam que eu sou americana também.
Ah, e aparentemente eu e Bengisu somos local-wannabes, porque passamos a maior parte do tempo com os locais Filip, Katarina Kuzman, Katarina Lalovic e Marija. Aparentemente (outra vez), isso nunca aconteceu na história do UWCiM, porque sempre são os locais que são international-wannabes. Mas OK, por mim está ótimo. A verdade é que não importa de onde as pessoas que você convive são, porque estamos todos aqui juntos, vivendo a mesma experiência. E é ótimo, porque eu acabo aprendendo várias frases e palavras na língua deles. Adoro repetir o que eles dizem e a gente sempre acaba se divertindo com isso.

PS: Quando eu estava doente, a Liza (EUA) veio no meu quarto me visitar e me deixou completamente feliz quando ela estava olhando as fotos na minha parede e disse que o Chico Buarque é maravilhoso!

Nenhum comentário: