terça-feira, 11 de setembro de 2012

finalmente CASes! e cotidiano

Basicamente, todos os colégios com IB, especialmente os UWCs, tem várias dessas atividades chamadas CASes, que são como "extra-curriculares". CAS = Creativity (Creatividade), Action (Ação) e Service (Serviço). Para se obter o IB Diploma, é necessário ter 3 core CASes (o que significa ter três atividades, uma de cada grupo, nas quais você participa ativamente). Mas além dessas 3, você pode ter uma outra extra, que pode ser de qualquer um dos grupos.
Meus core CASes são: Creativity - MUN (Model of United Nations); Action - Hiking; Service - Clowning; Extra oficial: Photography.
Mas além desses, estarei participando de outras CASes como Debate Club, World Cinema, International Cooking (só pra comer, óbvio), Political Visions and Global Trends, Yoga, Ballroom Dance, etc.
Ontem, tive a primeira sessão de Political Visions and Global Trends que foi bastante interessante. É um novo CAS, então, além do líder, Jacob (Alemanha), todos os participantes são primeiros anos. Discutimos sobre qual é o problema social/político que precisa ser resolvido com mais urgência no mundo atual. Não chegamos a nenhum conclusão, mas decidimos discutir sobre a desigualdade no planeta. Falamos sobre o "Gini-index" que basicamente é uma forma que os economistas arranjaram de medir (sempre estatísticas...) a desigualdade no mundo. E, com muito orgulho (que fique bem clara a ironia), o Brasil é o país mais desigual do mundo.
Hoje, começaram dois dos meus core CASes: MUN e Clowning. MUN foi um tanto quanto interessante. Quinten (Holanda), Emina (BiH), Gautier (França) e Colleen (EUA) são os segundos anos que, não só lideram o CAS, mas também são os "chairs" do nosso modelo das Nações Unidas. Eles explicaram um pouco sobre o funcionamento da coisa, mas é um tanto quanto complicado e formal. Tivemos um momento em que tivemos que escrever um pequeno discurso de abertura, falando sobre a posição do país que cada um de nós representava na sessão. O interessante é que você precisa ir atrás de informação, dar um Google (ainda bem que isso existe!!) e descobrir o que o país que você representa acha do assunto da sessão. No caso de hoje, foi sobre Roma People (algo que eu nunca tinha ouvido falar antes de vir pra cá, mas que é um assunto muito importante na Europa). E não, Roma não são ciganos (é politicamente incorreto chamá-los de ciganos). Eu e Tamar (que estava sem notebook e se juntou a mim) tivemos que representar a Bósnia-Herzegovina. Foi um tanto quanto interessante preparar um mini discurso num inglês formal e depois lê-lo para todos na sala.
Depois do jantar, tive a primeira sessão de Clowning. Embora essa atividade pareça palhaça (ha ha), na verdade é a melhor, porque nós passamos por todas as instituições nas quais os alunos do UWCiM trabalham e não precisamos falar em bósnio/croata/sérvio, basta falar a língua do seu Clown. Os líderes dessa atividade são Celia e Oliver, ambos espanhois, mas nenhum deles participou da sessão de hoje. Em vez deles, Noga (Israel), Lucie (Alemanha) e Veronika (República Tcheca - minha roommate) foram os líderes e nos apresentaram os 7 clowns. Foi simplesmente incrível. Além de me divertir muito, todo mundo se soltou muito e já deu pra perceber que somos um grupo maravilhoso! Basicamente somos eu, Margherita (Itália), Bo (Holanda), Amber (Bélgica), Bebo (Egito), Anna (Holanda) e as três líderes. Começaremos a preparar esquetes para o Festival de Arte de Rua que vai acontecer na semana do dia 19 ao dia 23 de setembro, para a comemoração dos 50 anos do UWC (fundação do primeiro colégio: Atlantic College, em Wales). Tenho a sensação de que vai ser animal!
Por acaso, a Claudia, minha terceiro ano espanhola, deixou uma diabolô como herança pra Celia, minha segundo ano da Espanha. Mas essa segunda não sabe fazer absolutamente nada de malabarismo e me deu o diabolô!! Vou poder usar na minha esquete (já fui requisitada para fazê-lo) e poder matar o tempo na frente de Musala.

Tenho andado muito por aí com novas pessoas. Não tenho nenhuma aula com Bengisu e Markéta, então quase nunca nos encontramos durante o dia. Nem mesmo nossos free blocks são comuns, então sempre nos juntamos no quarto de uma das três depois do check-in, com canecas, fervedor elétrico da Marke e chás turcos! Tenho passado meus dias com pessoas bem diferentes, mas principalmente com Tamar (Israel), , Mário (Espanha), Maud (Itália/França), Aurelia (China/Alemanha/Indonésia), Yuval (Israel), Filip (BiH) e Marija (BiH). Falando nesses sete co-years, hoje fomos tomar café depois da (do?) MUN e tivemos uma discussão incrível sobre o exército em Israel: sobre o que significa participar de um exército, se é um ato de nacionalismo ou não; e também sobre o que significa estar aqui: representamos nossos países, nossas culturas ou somente nós mesmos? Será que Aurelia representa China, Alemanha E Indonésia? Se não, então porque estamos sempre tirando fotos com as nossas bandeiras, como se fossemos patriotas e nacionalistas? Complicado, com certeza. E Yuval ouviu muito, porque todos nós não concordamos com a decisão dele de ir pro exército enquanto ele pode fazer trabalho voluntário no lugar.
Também sempre consigo passar um tempinho do meu dia, geralmente depois do jantar, com as tão queridas Cristina e Toam, que andam sempre grudadas. Divirto-me muito com elas e a melhor parte é que podemos ter conversas muito sérias e conversas muito brincalhonas. Ontem mesmo tive uma reflexão muito boa com elas sobre esse lugar, sobre as pessoas, sobre a vida aqui. Principalmente quanto aos aspectos negativos: a separação entre internationals e locals, a separação em grupinhos, a divisão evidente entre moradores das duas residências, a eterna e irritante fofoca... Mas o que eu mais sinto é que muita gente é pouco tolerante aqui. Não consegue viver com a vulgaridade de uma pessoa ou com a necessidade de silêncio de outra. A vida numa residência estudantil não é nada fácil, mas tem a ver com harmonia e respeito, principalmente. Mas é sempre muito bom ficar no quarto dos outros, poder passar tempo com pessoas tão diferentes. E os dias aqui são tão intensos...
Ontem, a primeiro ano do Bebo chegou. Lushik é de Cairo e é muito simpática. Passamos um tempinho juntas ontem e um tempão juntas hoje. Já gostei dela logo de cara! Parece que vamos nos dar muito bem. E essa é a coisa da intensidade... Parece que ela está aqui desde o começo (mesmo que ela não conheça os lugares em Mostar ainda e eu esteja mostrando várias coisas pra ela). Amanhã ela vai cozinhar uma sobremesa egípcia pra mim! Can't wait!

Um comentário:

Renato disse...

Fiquei cansado e emocionado de ler CASes e Cotidiano. É realmente muito intenso o UWC, e a diversidade de coisas que você escolheu é fenomenal. Me perguntei se da tempo de estudar com tudo isso, acho que dá, né?
Os debates entre vocês me parecem muito interessantes e poder aproveitar a diversidade cultural, de idéias e de formações diferentes para discutir os temas do mundo e de cada um de vocês é maravilhoso. E como você sabe aproveitar e instigar isso...
Um dos pontos que me chamou a atenção foi você ser tocado na questão tolerância, que é um enorme desafio para a convivência de pessoas de origens e interesses tão distintos.
Quantos desafios!! Aproveite!!