domingo, 17 de fevereiro de 2013

lend me your eyes and I can change what you see

Final de semana caótico. Não sei... Talvez por ter companheiros brasileiros pra andarem pela cidade comigo e pra darem baitas nós na minha cabeça quando eu tenho que traduzir do português pro inglês e do inglês pro português.
Foi um final de semana que me fez odiar dormir. Por conta de uma semana de várias horas dormidas (especialmente no dia em que eu não fui na escola e dormi até tarde), esperava estar cheia de energia. Mas acordei hoje somente às 14h, graças à Markéta que me acordou, falando que eu estava dormindo demais. E ela estava certa. Olhei no espelho e vi olheiras gigantescas debaixo dos meus olhos e pensei em tudo que eu poderia ter feito em vez de dormir até tão tarde. Tanta coisa pendente pro IB e pra organização de coisas, mas eu acabo dormindo. Depois não entendem quando eu digo que dormir é perda de tempo...!
Foi um final de semana que intensificou muito minha amizade com Markéta. Ela, Bengisu e Bo foram minhas primeiras amigas em Mostar, mas no semestre passado nos afastamos bastante, principalmente quando Markéta ficou super doente e teve que voltar pra República Tcheca. Por muita sorte minha, nós quatro nos aproximamos muito depois das férias de inverno e devo dizer que não podia estar mais feliz em relação à isso. Principalmente por conta de momentos fantásticos que temos na nova varanda de Bo. Mas nesse final de semana, Bo foi pra Split, na Croácia, pra encontrar a mãe, a avó e o irmão, que estão a caminho de Mostar. Ela só retornará na terça-feira. E Bengisu seguiu meus passos e foi com Katarina para Milici, a cidade na qual eu fui antes das férias. Basicamente, eu e Markéta passamos muito tempo juntas, comendo ajvar com pão, cozinhando, assistindo séries idiotas na madrugada pra capotar uma no ombro da outra, trabalhando na frente dos nossos computadores por 5h no SportsBar...
Foi bom demais e me fez pensar em como as férias mudaram as pessoas. Muita gente diz que no segundo semestre você já sabe em quem você pode confiar e quem são seus amigos mais próximos. Eu acho que isso é uma grande merdinha que as pessoas botam na cabeça, porque acho que seus amigos estão sempre mudando, de acordo com a fase que você está da sua vida, e também que confiança é uma coisa que não funciona dessa forma. Mas de fato, Bo, eu, Markéta e Bengisu somos conhecidas na escola como "Musala Girls" porque somos as doidas que resolvem passar tardes e finais de semana fazendo caminhadas, escaladas... Somos as doidas que se amam pra caramba. O término do namoro não foi fácil (e ainda não é) pra Bo e ela está num momento semelhante ao meu, tentando encontrar algum caminho, alguma estrada pra seguir agora. Bengisu cresceu muito durante as férias: está muito mais centrada agora, embora muito pressionada pelos pais e também muito mudada depois da visita dos amigos e do ex-namorado a Mostar. Markéta é uma pessoa nova, fresca, renovada, segundo minha percepção. Muito mais confiante pra viver em Mostar, pra seguir seus sonhos e pra dizer a verdade quando sente que deve.

Hoje, Luis deu um workshop de malabares (algo que já vi minha irmã fazendo várias vezes). Onze pessoas apareceram (o que foi um sucesso, considerando que essa semana que está começando é grading session) e aprenderam a fazer bolinhas com arroz, bexigas, sacolas plásticas, fita adesiva... Depois aprendemos a teoria de juggling e foi divertidíssimo traduzir todas as explicações do Luis.
Hoje à noite, Gwenno (Gales) organizou uma sessão do filme Mostar Round Trip em Abrasevic. Basicamente, é um filme que foi feito pelo pai de Yuval, um garoto de Israel que estudou em Mostar de 2007 a 2009. Um filme que mostra a relação de Yuval com os país, mostra a relação dele como os outros israelitas do colégio, com sua namorada, com a vida aqui. Foi emocionante ver que os mesmos lugares por onde passamos todo dia também foram parte da 2ª geração do UWC Mostar. Foi emocionante ver a relação de Yuval com Neus (Espanha) e vê-los se despedindo no final do filme, sabendo que, embora se amassem, provavelmente nunca mais se veriam. Foi interessante ouvir o garoto da Palestina, que foi trazido aqui pelo comitê nacional de Israel, mostrar sua opinião clara sobre a Guerra de Gaza e a situação em Israel. Depois do filme, tive uma reunião com toda a comissão de organização do Mostar Street Arts Festival. Mal posso esperar! Mas ao mesmo tempo, odeio pensar que o SAF está próximo, porque significa dizer adeus pros meus segundos anos...

Nenhum comentário: