terça-feira, 3 de setembro de 2013

mentira primaveril

Belgrado é a cidade das escadarias, dos bondes de graça (ou pelo menos que fingimos ser de graça enquanto nos esquivamos dos raros cobradores), das letras cirílicas (que Tamar consegue ler, ainda bem), do chuveiro pingante do nosso hostel, das camas terrivelmente rangentes. Também a cidade em que eu fui guia de um grande grupo, completamente perdido que me arrastava pra todos os lugares e me jurava que se estivessem sem mim não chegariam a lugar nenhum (conhecendo meus amigos, sei que é verdade). Belgrado não passou pela mesma guerra que Mostar passou - foi minha impressão. Avistei pouquíssimos prédios que aparentam ter passado por uma guerra, e, na verdade, a maioria deles foi vítima das bombas de 99, jogadas pelos EUA. Belgrado é claramente uma cidade que foi muito desenvolvida; uma capital de um país que costumava existir, que costumava ser comunista - isso é muito claro no formato dos prédios cinzas. Adorei me enfiar por ruelas, adentrar prédios misteriosos que acabavam sendo galerias de arte ou museus sobre história romana. Senti saudade da minha irmã - muita saudade. Amei meus amigos enquanto sentávamos pra tomar café e quando acordávamos de manhã, pressionando uns aos outros para se arrumar, para que pudessemos iniciar o dia. Foi uma continuação das minhas férias, da minha viagem pela Europa (só que dessa vez pelo 'Oriente' da Europa); não pareceu só uma pausa: pareceu que eu ainda não tinha retornado a Mostar. E, na verdade, se eu não tivesse visitado meu quarto por alguns minutos antes de correr pra escola, todos os abraços que eu recebi, que pareciam tão saudosos, teriam me feito duvidar minha presença em Mostar durante o Induction Period. Quatro dias foram muito aqui; foram muito pouco em Belgrado. O show do Roger Waters foi fantástico, mas não foi o ponto alto da viagem; muito diferente - e ao mesmo tempo incrivelmente igual - ao show que assisti em São Paulo em Abril de 2012.


- Sem ofensas, mas vocês, brasileiros e mexicanos, têm sempre essa mesma cara que você tem. As mesmas feições...







Nenhum comentário: