domingo, 8 de setembro de 2013

abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer

Lucas me deu bom dia perguntando-me "sabe que dia é hoje?"; dei risada e falei que sim, que era o dia da Independência do Brasil e os nossos amigos começaram a falar "parabéns" e nós dois demos risada. Independência engraçada a brasileira, não? Tivemos um dia incrível, uma viagem pra Konjic - uma cidade a uma hora de Mostar, na estrada Sarajevo-Mostar - com outros 43 alunos e os professores mais incríveis do colégio pra uma manhã e tarde inteiras de rafting! Meu barco foi incrível! Tamar (Israel), Bo (Países Baixos), Markéta (Rep. Tcheca), Yaara (Israel), Ruaidhrí (EUA/ Canadá), Sarah (França/Alemanha), eu e Ljubica (muito querida professora de alemão) formamos o time (que apelidamos de "1,2" devido ao nosso canto para remar) que ganhou no final. Nos divertimos muito - muito mesmo -, especialmente nas nossas paradas para nadar no Neretva - absurdamente gelado -, para pular de pedras muito altas - lembrou-me das minhas viagens para a Chapada Diamantina, no Nordeste do Brasil. A melhor parada foi quando descemos do barco - ideia de Ljubica - e boiamos, sendo levados pela correnteza do rio. Eu e Tamar fizemos de mãos dadas e eu dava muita risada, quase me afogando, enquanto Tamar gritava de uma forma absurdamente engraçada e depois tive que resgatá-la porque ela não conseguia firmar o pé no chão para sair do rio. Nos sentamos numa praia de pedras, na beira do rio, com todos os outros times e comemos um peixe maravilhoso, recém pescado. No final do dia, estávamos todos acabamos, mas ainda tivemos tempo para nos deliciar com a comida homemade, na casa do nosso guia. Verdadeira comida bósnia: arroz, pimenta recheada, goulash, batatas, frango, sirnica (leia-se: cirnitsa) e até um cafézinho ao final da refeição. Voltei no ônibus ao lado do Lucas. Adormecemos com música brasileira nos nossos ouvidos. Na volta, fomos a Old Man's para tomar um shot de rakija pela nossa cômica independência. Fui dormir como um bebê, exausta pelo dia e com o estômago estragado - a comida parecia boa, mas acabou com nossos estômagos. Nessa manhã de domingo, encontrei Uri sentado em frente à Musala e resolvemos ir ao parque para olhar o céu absurdamente azul. O contraste entre o verde das árvores e o azul do céu trouxe uma calma tão grande pra mim enquanto deitava na grama com Tamar, escutando o didgeridoo de Uri. Tanta calmaria. Acabei no quarto de Maud (França/Itália), uma hora depois, comendo tomates com orégano e conversando sobre famílias, faculdades, arte, filme e sobre tudo que mais gostamos e planejando nossa comemoração do aniversário de Jochem (Países Baixos).
Um pouco de descrição nem sempre faz mal... O ar está agitado, Mostar está pelando e nós temos tanto mistério ao redor enquanto rimamos nossas vidas numa dança doida.

Uri


Nenhum comentário: