terça-feira, 13 de novembro de 2012

uma língua que não é minha

"Entendimento adequado do tipo de texto e suas convenções. Tarefa organizada e estruturada com coerência. Linguagem e estilo coerentes. Registro apropriado."
Foram essas as observações na redação que escrevi comparando os discursos de Romney e Obama como um treino do Paper 1, que é a primeira parte dos exames finais do IB. English A HL sem sombra de dúvidas é e sempre será meu maior desafio aqui, quanto à parte acadêmica. Pareceu uma boa avaliação, não é mesmo? Mas eu fiquei com um 5.5 - 8 de 10 -, o que não é uma nota boa no IB. É verdade que eu escrevi a redação no quarto de Bengisu, entre 1am e 3am, enquanto tentava ajudar uma amiga com problemas emocionais desesperada no chat, ouvindo a rommie de Bengisu roncando, comendo cuscus inglês e fazendo planos para o futuro (como se nunca fizéssemos...). Mas não deixa de ser frustrante.
Mas não importa. Não tenho muito tempo pra investir no aspecto acadêmico e essas são as consequências. Passei por isso no Santa também. Mas digamos que é absurdamente arriscado ter uma matéria linguística que considera os alunos falantes nativos quando você nunca aprendeu a gramática e tem um vocabulário limitado dessa língua. Mas não devo reclamar, porque minha professora, minha classe e as aulas são sensacionais. Parcialmente porque a gente não faz muito na aula e principalmente discute assuntos globais. Sempre acabamos com eu e Lushik dando muita risada comparado nossos países com os países europeus e com os EUA. É a complexidade dos países de terceiro mundo.
Próximas redações pra Inglês (pelo menos mil palavras cada):
- Escrever uma carta impersonando Nora, personagem de Doll's House.
- Escrever um discurso - estilo livro (sobre que diabos escrevo?!)

PS: Segundo Lisa, a minha professora, somente 3% dos alunos de IB Eng A, em escala global, tiram 7 (nota máxima).

Nenhum comentário: