sexta-feira, 22 de junho de 2012

irracionalmente futebol

O futebol é uma das coisas mais irracionais que existem. Não o jogo em sim, mas o ato de torcer. O Brasil para quando tem Copa do Mundo; todo mundo para de fazer o que estiver fazendo para ligar a TV e assistir à seleção jogar.
Mas a vantagem da Copa do Mundo é que, com poucas exceções, toda a população brasileira está torcendo pra que uma coisa só aconteça: que o Brasil ganhe o jogo e, de preferência, a Copa. Em compensação, os campeonatos nacionais são um desastre.
Em São Paulo, há quatro grandes: Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Pelo menos 90% dos paulistas torcem pra um desses times. A partida entre dois destes é chamada “Clássico” e atrai uma grande quantidade de torcedores para os estádios. No dia seguinte, você vê todos os torcedores do time vencedor usando a camisa do time, que é, em outras palavras, o mesmo que sair berrando por aí “EU GANHEI!”.
Ontem, eu vi meu time perder. Sabe o que eu fiz? Fiquei triste. Fiquei triste porque eu amo o Santos e porque eu amo ver o Santos jogar e, a cima de tudo, vencer! Nos últimos tempos, o time só tem trazido alegria pros torcedores, incluindo três campeonatos paulistas seguidos e uma Libertadores (EU VI O SANTOS VENCER NO PACAEMBU!!). Confesso que foi uma decepção assistir à derrota do meu time, após um suspiro de alívio provocado pelo gol de Neymar no 1º tempo. Foi uma vergonha ver o meu time perder principalmente porque ele perdeu para o Corinthians. Em um clássico. Em uma semifinal da Libertadores. Eu poderia ter visto o meu time vencer sua 4ª Libertadores! Será que estarei viva para isso?
Mas eu fiquei com ódio porque eu teria que aguentar todos os corintianos vindo tirar sarro, falar que o Santos era ruim e que eles eram melhores. Afinal, o placar final dos dois jogos mostrava isso: 2x1. E admitir que o seu time é pior do que outro (ainda mais se esse outro for um grande rival) é uma coisa inviável. Ninguém faz isso. No máximo, admite que o time adversário jogou melhor.
É claro que isto não se aplica só para o futebol, mas falo dele porque é o esporte com o qual tenho mais contato. Torcer pra um time do futebol traz à tona a parte mais orgulhosa do indivíduo. Em primeiro lugar porque você nunca sabe exatamente por que você torce pra determinado time. Ouço com frequência as pessoas dizerem que “nasceram são paulinas e morrerão são paulinas”. Na grande maioria das vezes, as pessoas torcem para o mesmo time que os pais ou que algum tio que admira. A impressão que eu tenho é que você não escolhe seu time; é quase como se o time escolhesse você.
Quando pequeno você se apaixona por um time e compartilha esse amor trocando figurinhas de álbuns deste e daquele campeonato. Você cresce amando esse time e defendendo ele, custe o que custar. Você até bate em outras crianças porque você ama o seu time mais do que elas amam os times delas.
Não tem um documento que diga que você não pode trocar de time, mas é quase que uma norma imposta pela sociedade. NINGUÉM, repito NINGUÉM troca de time. Trocar de time é admitir que você estava errado em torcer para aquele, é admitir que esse é melhor. Trocar de time é ferir seu próprio orgulho de um jeito completamente profundo!! É ridículo, não é?

Nenhum comentário: