sábado, 9 de novembro de 2013

dores de travesseiro

Acordei com muita dor. Mal consegui me levantar e nem abaixar pra limpar o resto de incenso no chão do meu quarto. Nem acreditei que essa semana tinha passado. Lembro de ter pensado no começo da semana que aqueles dias me destruiriam: não o foi. Embora, de foto, tenha estudado mais do que o normal - e menos do que eu havia planejado -, não me parece que a destruição que eu havia previsto aconteceu.
Finalmente terminei de ler o livro de Aleksandar Hemon (o escritor nascido em Sarajevo que foi para a Flip, em Paraty, esse ano) que me foi enviado como um presente de meus tios queridos. O final do livro me deixou meio impactada, enquanto comia meu café da manhã na cozinha de Musala. Senti a dor nas minhas costas outra vez. Não me dei tempo pra digerir as histórias da vida de Hemon, porque precisava estudar sobre a China: precisava terminar (ou continuar) minha Investigação Histórica sobre a influência do período de resistência ao Japão no crescimento do Partido Comunista Chinês.
Chloe foi embora por 6 semanas. Minha querida vizinha e amiga se foi e só quando dei o meu último abraço nela me dei conta de que 6 semanas é praticamente o que passamos durante o Summer Break. E sinto muito que ela vá perder tudo o que vai acontecer nessas próximas incríveis semanas - que foram as melhores do meu primeiro ano. Mas sei que ela precisa ir pra casa, precisa de um tempo pra melhorar, pra ser feliz e pra voltar sendo a Chloe que eu admiro e adoro.
As preparações pra Semana Cultural da América Latina, América do Norte e Países Nórdicos estão com toda a potência. Tivemos nossa primeira reunião e as ideias me parecem incríveis. E fui dormir naquela noite com mil ideias na cabeça e acordei sabendo o que queria do vídeo de promoção da Semana Cultural. Então nesse momento, finalmente me forço a arranjar um tempo pra me dedicar ao que gosto.
Recebi uma correspondência de Ringling essa semana, que me fez conversar com Lucas por um bom tempo. Temos ideias diferentes para o nosso futuro, mas ao mesmo tempo sei que nos entendemos de uma forma que ninguém mais me entenderia aqui sobre o vestibular, sobre a relutância em ir para os Estados Unidos (embora Lucas não compartilhe da mesma opinião que eu sobre esse último aspecto)... Ringling não me parece uma opção, mas essa maldita capacidade de fazer propaganda e comprar as pessoas com aquele catálogo incrível que te dá água na boca... Maldito dinheiro estadunidense.
Mas pra terminar a minha semana, tive uma hora de Yoga, com a maravilhosa Chiara, e uma hora e meia de futebol, na quadra atrás do prédio da escola. Esportes me deixam feliz (acredite se quiser, família). Mesmo que meu time tenha perdido de 6x2...
E agora estou na ansiedade do long weekend (daqui a duas semanas): Sarajevo com queridas primeiro anos: Marta (Espanha), Paula (Áustria) e Chiara (Áustria). Paixão por Sarajevo.

PS: Exatamente há 20 anos, no dia 9 de novembro de 1993, a Old Bridge de Mostar (Stari Most, que inspirou o nome da cidade) foi destruída no contexto da guerra. Tão recente...

Nenhum comentário: