domingo, 20 de outubro de 2013

o que Kusturica quis dizer com "Underground"?

Ano passado, sentávamos todas no chão do meu quarto quando o projeto Document Sarajevo nasceu. Éramos várias primeiros anos e a minha querida colega de quarto, Veronika (República Tcheca, era a única segundo ano. O projeto nasceu da nossa curiosidade sobre a arte nos Bálcãs, sobre a necessidade de ela existir e sobre a presença dela. Ouvíamos frases como "os Bálcãs tem problemas muito mais importantes pra se preocupar com arte" e aquilo só nos incentivava mais a fazer aquela ideia crescer e se tornar realidade. Eu pulei fora quando a ideia virou um documentário: eu tinha uma trauma de documentários, de vídeos, e não queria me estressar com aquilo. Pulei fora e depois invejei minhas amigas voltando daquela semana do Project Week com uma visão mágica de Sarajevo e diversos materiais em vídeo de entrevistas com pessoas envolvidas no cenário artístico de Sarajevo. Provavelmente foi essa sensação que eu guardei do ano passado que me incentivou a me envolver na continuação do projeto esse ano.
Amanhã, partimos pra Sarajevo. Entramos em contato com diversos artistas e organizações e amanhã começamos nossa maratona de entrevistas, de interrupções nas ruas de Sarajevo. Tenho a sensação de que esse projeto vai me fazer crescer de uma forma impressionante. Não só do ponto de vista fotográfico e cinemático (já que eu e Tamar somos responsáveis pela filmagem e, mais tarde, pela edição), mas também do ponto de vista de conhecer o cenário artístico impressionantemente misterioso num país tão conflituoso como a BiH.
O nosso grupo é composto por alguns dos co-anos mais próximos e por primeiros anos muito especiais que eu tenho a honra de poder conhecer melhor nessa semana. Somos 8: Tamar (Israel/Georgia), Maud (França/Itália), Mario (Espanha), Carme (Espanha), Zaahid (Reino Unido/Bangladesh), Endi (Albânia) e Chloe (Reino Unido). Estamos numa ansiedade descomunal.
O blog do projeto está sendo continuando por nós e há informação sobre o projeto ano passado: Document Sarajevo?.

E enquanto isso, o Iêmen ainda me aguarda em quase vinte abas de informação sobre a rebelião no norte do país. E o prazo pra esse trabalho era ontem...

Nenhum comentário: