segunda-feira, 28 de outubro de 2013

desencantar e ser tema de livro

Marta me surpreendeu entrando no quarto com cabelos curtos. Levei um susto e pulei pra abraçá-la, alegre em vê-la, alegre em vê-la de cabelos curtos. Acho que já virou um pouco tradição esse momento de visita no meu quarto pós check-in, quando ela se senta no outro extremo da cama, com a almofada branca e preta nas costas. Fiquei dando risada enquanto ela sussurrava todas as histórias de seu PW em Kosovo e depois sorria enquanto ela me revelava a história por trás dos cabelos. Um café, livros, escritos... Tão ela. E a falta do cabelo também.
Assim que ela deixou meu quarto, voltei a ler sobre o Iêmen, na esperança que a internet voltasse a funcionar. Pensei na minha PW do ano passado e no quanto tudo mudou depois daquela semana em Sarajevo. Outubro é o mês mais intenso do primeiro ano no UWC. O Bajram (feriado muçulmano) e a Project Week são momentos muito importantes pra sair de Mostar, pra sentir falta de Mostar e das pessoas que você associa àquele lugar, pra perceber que a melhor forma de se adaptar é sentir saudade. Lembro de ter essa sensação ano passado: depois que Outubro passou, Mostar era oficialmente meu lugar e aquelas pessoas eram oficialmente minha família. O momento perfeito de settling down. Então é isso... Se apaixona por Mostar aquele que se permite deixá-la e extraña-la. Mas já sinto certa falta do mar, das aventuras de hostels sem toalha, de deitar debaixo do sol nas horríveis praias de Split... Solamente... viajar.


"Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são. A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.
Fernando Pessoa

"Eu percebi que todas as pessoas importantes na minha vida foram escritores... não cientistas!"
Marta Santiváñez

Nenhum comentário: