quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

big hard sun

Senti-se livre da ponta dos pés até a ponta dos dedos das mãos! Mesmo com o frio, senti o sol bater no meu rosto hoje e, UAU, como é bom! Não dá pra descrever o quão maravilhoso foi meu dia! E mesmo com a prova de História que eu arruinei ontem e os ensaios longos e exaustivos de Hamlet, consegui ter um dia extraordinário, começando com um despertar às 7h15 que me mostrou a lua se pondo no horizonte, fugindo para detrás das montanhas! (escrevi o post inteiro e a internet maldita me fez perder tudo)


Depois do almoço, consegui arranjar um tempo pra passar em Abrasevic com Tamar, Uri e Jochem. Consegui começar a editar meu vídeo, meu mais novo projeto (surprise, surprise!). Consegui, ainda por cima, passar um tempo ao lado de Tamar traduzindo nossas falas de Hamlet, com a ajuda de um livro mágico de capa amarela que nos mostra a versão originial e a versão moderna lado a lado. Simplesmente demos boas gargalhadas quando percebemos o que realmente estávamos dizendo quando liamos aquelas palavras nos ensaios anterior. Shakespeare realmente deveria aprender inglês antes de escrever todo aquele texto; deveria nos poupar de ouvir Snezjana gritando conosco por não entendermos nosso texto: "sério pessoas, o texto é tão simples! vocês não se dão nem ao trabalho de passar dois minutos trabalhando no personagem de vocês". Tudo isso num inglês ridiculamente pobre e incorreto. Ela simplesmente dirige a nossa peça com o roteiro em esloveno (que ela insiste em chamar de "eslovenish language") em mãos Queria só ver ela com o inglês tão belo que ela tem... Por exemplo, quando ela nos fala para entrar "por aquele 'tamanho'" (size) do palco em vez de dizer "por aquele 'lado'" (side). Ou quando ela diz que nosso ensaio é "vacas" (cows) em vez de "caos" (chaos). É, Snezjana não só é louca de pedra como também é um dos principais motivos pra eu sair do Teatro depois que apresentarmos Hamlet (o que pode ser em Fevereiro, em Março ou nunca, who knows). Foi uma decisão que eu tomei essa semana e que me dá um alívio, sabendo que vou ter tempo pra dedicar às atividades que eu gostaria e nas quais não consegui estar ainda 100% engajada por conta das aulas de Teatro, como MUN e trabalhos comunitários. Essa desistência vai me render Susac como minha mais provável residência no ano que vem, mas também vai me render muita liberdade e vai me render satisfação comigo mesma, com as coisas que eu vou fazer (o que não acontece nos ensaios de teatro). Depois de quatro horas de ensaio, hoje acabamos a nossa maratona e vamos ter que trabalhar o que temos até agora (quatro atos da peça) sozinhos até ela voltar daqui a um mês. Viva!
Depois do ensaio, tirei proveito da internet rápida de Abrasevic: skype por uma hora com minha querida irmã com dentes recém arrancados (coitadinha! tem que tomar sorvete no frio de 22ºC!). Depois corri pra Musala pra buscar um querido afegão (que demorou algum tempo pra ser convencido a sair) e fomos ao Blues Bar, onde há música ao vivo toda terça-feira! Acompanhados por Dilys, Sarah, Aurelia, André, Bengisu, Tamar, Uri, Bo, Naeem, Markéta e os visitantes (amigos tchecos da Markéta), dançamos e tiramos sarro da vida enquanto nos lembrávamos de provas, trabalhos e lições. Voltamos pra Musala dando muita risada e finalizei a noite com Bengisu, Bo e Markéta, sentadas todas juntas debaixo de cobertores no frio gélido de 2ºC, admirando as estrelas e a cruz brilhante lá em cima da montanha, ouvindo música e rindo da felicidade de uma terça-feira ensolarada e quente, pensando que o inverno é nada porém felicidade.
Acabo o dia deitada em minha cama, com minhas colegas de quarto em puro silêncio, absortas em seus sonhos. Provavelmente estão tendo pesadelos sobre a prova de inglês que terão amanhã e que representa o início dos "trial exams".

Nenhum comentário: