terça-feira, 20 de novembro de 2012

let the cultural week begin!, samba & vírus

A segunda-feira começou com duas horas de sono devido à uma redação de História sobre a derrota das Potências Centrais na Primeira Guerra Mundial. A nossa assembleia quinzenal no Spanish Room foi, pela primeira vez no ano, bem dinâmica, incluindo um esquete de Damir e Pavle (BiH), um rap por Victor (Russia), uma explicação sobre a Maratona de Dança, um vídeo celebrando o Dia dos Homens e o Dia da Tolerância, entre outras coisas. Na verdade, o ponto alto da Assembleia foi quando brasileira, estadunidenses, finlandesas e noruegueses entraram no Spanish Room cantando Jingle Bell e jogando balas nas pessoas. Spencer (EUA) entrou vestido de papai noel e as pessoas ficaram tão felizes e animadas em plena manhã de segunda-feira! E claro que a apresentação dos noruegueses sobre os Russ Knots que estarão rolando essa semana foi sensacional: o povo ficou animadíssimo e logo depois da assembleia começaram a fazer os desafios.
Estamos muito animados! Nossa semana cultural tem se mostrado um sucesso não só pela animação quanto aos Russ Knots, que se mostrou uma engraçadissima competição entre as pessoas e uma boa fonte de risadas quando você vê alguém rastejando pra dentro de Musala Market só pra ganhar a competição (mesmo não sabendo qual é o prêmio), mas também pelo sucesso do meu workshop de samba e pagode russo!

Não sabia o que fazer pra celebrar a cultura brasileira - considerando que eu estou sozinha nessa - e muita gente havia pedido para aprender samba. Por isso, ontem à noite, no porão de Musala, coloquei uns sambinhas e ensinei o básico (que é o que eu sei, admito) para muitas mulheres que apareceram. Estava esperando no máximo cinco pessoas e acabaram aparecendo umas vinte! As espanholas Celia e Carme (minhas "latinas"!) pegaram os passos muito rápido e me diverti muito dançando com elas. Mas a melhor parte foi dançar pagode russo ao som de Zeca Baleiro, estilo festa junina do Vera Cruz (orgulho de mim, Tha?!). Dançamos sem parar por 10 minutos, eu, Celia e Carme, competindo pra ver quem aguentava por mais tempo. Foi um exercício fantástico e eu e Celia empatamos no final!

Ensinando Amber (Bélgica)
a sambar














Acabei o dia completamente exausta, devido às poucas horas de sono (mesmo que eu tenha voltado pra minha cama depois da assembleia e tenha dormido mais do que devia... achei que tinha perdido a aula de História e quase surtei, mas depois do almoço descobri que Pauline estava doente e não tivemos aula!), às três horas exaustivas e muito produtivas de teatro, às lições não feitas, à prova de biologia no dia seguinte (hoje) para a qual não tive tempo de estudar, ao workshop divertidíssimo e cansativo... Só mais um dia normal no UWCiM...
Na verdade, uma das melhores partes do dia foi sentar na cama de Bengisu com Mojmir (Eslováquia), Bengisu (Turquia), Marija (BiH), Filip (BiH) e Elena (Alemanha) discutindo muitas coisas, principalmente a questão de ser Croata ou Bósnio.

Com Marija (bósnia croata)
"Se você tivesse que desistir de uma das nacionalidades, com qual você ficaria?"
"Croata, é claro" Marija respondeu.
"Mas você nasceu na Bósnia-Herzegovina, cresceu na Bósnia-Herzegovina, morou a vida inteira aqui"
"Mas a situação econômica e política da BiH é uma merda! A Croácia agora faz parte da União Europeia e as pessoas na BiH são estúpidas"

Com Aisa (bosniak)
"Na verdade, os Croatas de verdade odeiam os Bósnios-Croatas. Porque eles não são Croatas e se consideram como. A cultura não é a mesma, eles não nasceram na Croácia e mentem o endereço só pra ter um passaporte Croata."

A escola está morta. Hoje de manhã, meu andar estava completamente vazio. Ninguém andando no corredor, ninguém tomando banho.... Todo mundo doente. O vírus está se espalhando. Não sei como eu ainda não fiquei doente: ambas colegas de quarto estão doentíssimas, meus amigos mais próximos estão doentes... Provavelmente estou dando uma de Thais, minha querida irmã: gastarei todas minhas energias e aí ficarei de cama por dias, exatamente quando todo mundo já tiver sarado. Por mim tudo bem, desde que essa semana cultural passe. Ainda tenho uma ceia, um sleep-over e uma festa pra organizar. AGUENTANDO FIRME!






"Sofia, a gente pode se beijar?"
"Oi?"
"Você é três desafios do Russ em um! Mulher, first year e organizadora da Semana Cultural"
 "............. Não. MUAHAHA"

Nenhum comentário: