terça-feira, 27 de novembro de 2012

fogueira, banquete, festa latina & filmes

Uau, que semana intensa. Tenho certeza de que foi a semana mais intensa da minha vida no UWCiM.
Terça-feira, fizemos uma fogueira na beira do Neretva, na apelidada "praia", às 21h e ficamos lá até um pouco antes do check-in. Apareceu muito mais gente do que qualquer um de nós esperávamos! Foi um momento maravilhoso de reunião da comunidade UWCiM em plena terça-feira à noite! Tivemos violão tocada por um americano, o Nick, que estava de passagem em Mostar numa viagem de autoconhecimento pela Europa. Tivemos uns s'mores falsetas, porque, surpreendentemente, não existem marshmallows na BiH. Não só o povo de Musala apareceu, como muitas pessoas de Susac também e todos nós, organizadores, ficamos muito felizes.
Na quarta-feira, o evento da semana cultural foi a sauna finlandesa, num spa do lado de Del Rio (um restaurante muito bom daqui). Só tínhamos vaga para 20 pessoas e, como não sou fã de saunas, abri minha vaga para alguém. No final das contas, todos que participaram da sauna estavam andando por Mostar com caras felizes e relaxadas. 
Na quinta-feira, saímos da escola logo após do almoço e terminamos de gravar o nosso vídeo em Old Man's. Eu, Erika (EUA), Sjur, Anita (Noruega) e Iida (Finlandia) (todos os primeiros anos envolvidos na semana cultural, exceto Rhea) fomos andando pra Susac. Coletamos folhas secas pelo caminho pra enfeitar o Spanish Room mais tarde e paramos no supermercado pra comprar coisas finais que precisávamos para o banquete (Feast) de Thanksgiving. Demos altas risadas com nossos surtos: o que fazer com tão pouco dinheiro e tanta coisa pra comprar pro tal banquete pra mais de 150 nego?! Nos demos conta de que, ano que vem, não teremos nossas experientes segundos anos, Liza e Colleen, pra nos ajudar a resolver as coisas na hora do aperto. Sério, as duas são simplesmente incríveis. Colleen tem essa maturidade absurda; Ela simplesmente se vira, não importa em qual ocasião e eu a admiro muito. Liza tem um jeito um tanto quando confuso, mas na hora do aperto ela sabe o que fazer.
Bom, fomos pra Susac e começamos a cozinhar com a equipe do Mr Susac (sim, o nome da residência é em homenagem ao cozinheiro da escola). Cozinhamos tanta coisa! Eu cozinhei uma miséria de pão de queijos com tudo o que eu tinha e brigadeiro de colher (admito que não deu tempo de enrolar) que não daria nem pra 40 pessoas. Mas fazer o quê, eu era a única brasileira e é isso ai. Os americanos cozinharam tanta coisa! Torta de milho, pão de banana, torta de abóbora e muitas outras coisas pra dar um ar de verdadeira ceia de Dia de Ação de Graças (tradução estranha essa pro português). Os noruegueses cozinharam uma sobremesa muito boa e uma torta de maçã. Bom, no final das contas, foi um  pouco de estresse, mas conseguimos acabar tudo antes das 18h15. O banquete começaria às 18h30 e Rhea e Anita tinham ido mais cedo pra escola pra arrumar e decorar o Spanish Room.
Bom, no final das contas, o jantar foi um sucesso! Embora tenha ficado um tanto quanto estressada enquanto servia as pessoas que exigiam mais comida do que eu servia pra elas. Não tinha comida suficiente pra encher o prato das pessoas e o jantar acabou sendo uma degustação de cada um dos pratos, mas foi maravilhoso! Fizemos uma curta apresentação dos países. Os noruegues passaram um clip musical sensacional que compara a Noruega com os EUA e que agora está na cabeça de todo mundo na escola. As finlandesas leram uma comparação cômica entre o clima da Finlandia em comparação ao resto do mundo. Os americanos cantaram uma música e explicaram o significado do Thanksgiving. Eu que não tive tempo nenhum de pensar no que apresentar, expliquei que o Brasil tem muitas coisas ruins e que eu era contra a Copa do Mundo e as Olimpiadas, mas que a natureza brasileira é linda e que a música brasileira é fantástica. Passei o vídeo oficial da música tema das Olimpiadas de 2016.
Sexta-feira foi o dia mais estressante. Não tive forças pra aparecer na aula de teatro depois das aulas exaustivas que tive na manhã e do dia anterior. Fiquei na cozinha cuidando das músicas pra festa que aconteceria a noite e comendo a comida feita pelos noruegueses Anita e Sjur e pela finlandesa Iida. Era outro evento da semana cultural: Nordic Baking. Foi delicioso. Coloquei música latina e ficamos dançando na cozinha de Musala.
Não comentarei muito aqui sobre o que aconteceu às 19h, porque foi uma surpresa linda dos segundos anos para nós e eu nunca vou saber se meu primeiro ano vai estar lendo esse blog e não quero que ele fique sabendo das coisas antes da hora certa. Mas enfim, foi uma surpresa linda e engraçadíssima! Amei meus segundos anos ainda mais!! Quando acabou, tive que correr pra Musala com Si-Jull e Filip pra buscar as caixas de som e levá-las pra Old Man's, já que a festa começaria às 21h. Infelizmente, eu SÓ esqueci de pegar as chaves da sala de música e rodei a cidade correndo atrás da Reetta, que é responsável pelas chaves. Não achei ela em lugar nenhum, mas, amém, Filip e Si-Jull entraram na sala de música pela janela e conseguimos levar as caixas pra Old Man's com meia hora de atraso. Não tenho como descrever a festa latina a não ser dizendo que foi simplesmente sensacional. Música latina trás alegria pra qualquer pessoa e muita gente dançou durante a festa inteira! Fiquei de DJ a festa inteira e não me importei, porque dancei e me diverti mesmo atrás da mesa de som. No final, fiquei absurdamente feliz com tanta gente parabenizando a festa e a semana cultural. Falaram que foi a melhor festa do ano e me deixou extremamente feliz. Não é que eu estou espalhando um pouco de cultura latina no UWCiM? Espero ter mais latinos comigo no ano que vem! Nem quero comentar o estresse que foi levar as caixas de som pra Musala, mas o que importa é que deu tudo certo.
No sábado à noite, rolou o sleep-over em Musala. Mais de 35 pessoas tinham se inscrito, mas nem todo mundo compareceu (como sempre). A minha escolha de filme brasileiro foi "Tropa de Elite" e tive um estresse bem grande pra baixar o maldito filme. Rodei a cidade, indo de café em café pra achar um wi-fi decente que suportasse o download. Bom, não acho que fiz uma escolha muito boa porque, além de ser um filme repleto de gírias (e sem as gírias não tem o mesmo significado), foi muito chocante pros europeus. Logo em seguida, assistimos Garotas Malvadas e foi uma tortura. Que filme ruim, pelo amor. Admito que assisti muitas vezes na minha pré-adolescência, mas hoje em dia vejo o quão ridículo e ruim é. Enfim, acabei dormindo no porão, mesmo podendo subir pra minha cama e dormir lá. Foi uma noite fria e meu dedo do pé latejava muito. Acho que o quebrei, mas Alisa, minha house mom, disse que devo esperar uns dias pra ver se ainda doi e ai ela me levará no médico... Essas coisas na Bósnia eu não entendo....

Um comentário:

Kelly Matias disse...

SIZE MATTERS!

ÆØÅ
ÆØÅ
ÆØÅ!

eu amo isso cara!
SUCK MY ÆØÅ
WE GOT ÆØÅ